domingo, 21 de junho de 2009

Twitter - WEB 2.0 em sala de aula


Continuando a série de Dicas para professores, estou abrindo uma nova série de web 2.0 na escola. A partir dessa postagem, publicarei execícios usando ferramentas como twitter e Blogs direcionados para alunos do ciclo II, lembrando algumas coisas:
1 - Boa parte dos alunos já conhece ou usa essas ferramentas. O que vale aqui é o "como usar" e "para que". Aqui entra a parte pedagógica que deve ser planejada por você, professor.
2 - Todos os exercícios podem ser aplicados a outros temas de sua escolha. Para isso, é importante que você se aproprie dessas ferramentas, conhecendo seu potencial e as características que as diferenciam.
3 - Lembre-se sempre de que essas aulas devem ser divertidas!

Começaremos com o Twitter, que nada mais é do que uma comunidade onde cada usuário possui um mini-blog com seu perfil e visualiza dentro de seu próprio perfil as mensagens dos amigos e as próprias. O interesse principal é "o que você está fazendo agora?".
Claro que, para efeitos pedagógicos não tentaremos responder a essa pergunta. Usaremos essa ferramenta para trocar informações de forma resumida, pois cada postagem pode ter apenas 140 caracteres.
Usaremos essa ferramenta, nesse primeiro exercício, associada a vídeos do YouTube com o intento de fomentar o debate entre os alunos e desenvolver o poder de síntese.

Em primeiro lugar, todos devem se cadastrar no twitter, inclusive você, professor. Para isso, criei um tutorial básico que será o suficiente para trabalharmos.



Lembre-se de cadastrar os alunos e pedir para que cada um, após se cadatrar, escreva o nome de usuário num papel, assim todos poderão achar uns aos outros mais facilmente (assim como você, pois é importante que você acompanhe o exercício pelo seu perfil)

O tema sugerido para esse primeiro exercício é a DITADURA MILITAR NO BRASIL.
Contextualize o tema com a classe ainda em sala de aula. Explique o que é a ditadura e compare-a com a democracia.
Na sala de informática, passe o link seguinte para que eles assitam ao vídeo : http://www.youtube.com/watch?v=g8v5twPc-io

Disponibilizo o vídeo para que você o assista agora e já comece a se planejar.



Depois de assistir ao vídeo, a classe deverá acessar o twitter (www.twitter.com) e resumir o vídeo em 140 caracteres. Eles poderão fazer quantas postagens quiserem, desde que uma não continue a outra. A ídeia principal é que tudo seja resumido em 1 postagem. Cada postagem pode dar ênfase a um contexto diferente, mas deve ser completa. Assim trabalharemos a compreenssão da imagen e da letra da música associada ao momento histórico e o poder de síntese permeará tudo isso. Além disso, um aluno verá as postagens dos outros. Incentive que eles se comuniquem pelo twitter falando sobre as demais postagens da sala para que todos percebam os diferentes pontos de vista e as diferentes análises de um mesmo vídeo.

Esse exercício pode ser utilizado para qualquer tema. Seja criativo e se divirta com sua turma!

Um comentário:

  1. Olá, Samantha

    Fiquei muito feliz em encontrar, aqui na web, considerações tão pertinentes sobre a NOVA IDADE MIDIÁTICA. Recentemente, ministrei uma palestra sobre a influência da mídia e suas tecnologias no processo de ensio-aprendizagem. E vejo, consternado, que o modelo de escola propedêutica está aí, tornando, muitas vezes, o espaço da sala de aula o último lugar onde o aluno gostaria de estar.
    Recomendarei o seu blog aos meus alunos, colegas e clientes, pois ele em muito corrobora o nosso entendimento sobre novas tecnologias.
    Aproveite e dê-me a honra de um comentário seu: http://criativivarte.blogspot.com/

    Um abraço,
    paz e bem!

    ResponderExcluir

Free Hit Counter