quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Blog - WEB 2.0 em sala de aula



Continuando a série de sugestões de uso da ferramentas de WEB 2.0 em sala de aula, que tal experimentar a autoria coletiva através de um blog para múltiplos escritores?
Um blog por turma. Fácil de acompanhar. Cada aluno com um login e uma senha. Você conseguirá saber que postagem é de quem.
Parece divertido, Certo?
Para começar, elaborei um tutorial para a criação do nosso blog.


Agora, vamos à primeira sugestão de uso.

Crie o Blog.
Na sala de informática, pegue os e-mails dos alunos que já usam o gmail e peça para aqueles que não usam ainda, abrirem uma conta - www.gmail.com. Coloque os novos e-mails na sua lista.
Conforme o tutorial, convide nossos novos escritores a participarem do exercício.
Assim que todos receberem o e-mail, clicarem o link e cadastrarem seus logins e senhas, poderemos começar.

Nossa primeira atividade com o Blog Coletivo será desenvolvida a partir de uma imagem: "Mulher Chorando com lenço", de Pablo Picasso (1937).




Mostre a imagem para os alunos (você pode clicar para ampiar e imprimir, se preferir).
Peça que olhem com atenção, identificando cores, formas padrões e as sensações causadas durante o olhar. Peça que tomem nota de tudo e retire a imagem.
Agora, proponha aos alunos uma releitura dessa obra. Deixe que os próprios alunos selecionem o formato dessa releitura: outra imagem, texto, audio ou vídeo, assim cada aluno poderá utilizar multiplas habilidades e se expressar da maneira mais confortável.
Dê a eles tempo para que realizem o trabalho. Pode sugerir que levem a releitura na aula seguinte para a publicação no blog.

Na segunda etapa, após a publicação das releituras, peça que todos leiam tudo o que foi publicado. Sugira que os alunos se separem em grupos, se auto-organizando por semelhança (ex. grupo dos que se sentiram tristes com a imagem ou grupo dos que gostaram das cores). Deixe que eles encontrem os pontos em comum com os outros colegas. Nessa etapa, você estará fomentando a organização de uma rede social por interesse. Cada aluno estará se sentindo confortável dentro de um grupo com as mesmas opiniões. Peça que eles conversem sobre a obra e porque se organizaram juntos. Após a discussão, elimine a zone de conforto e mescle os grupos. Peça que elaborem uma releitura grupal.
Deixe que discutam sobre suas releituras individuais para montar uma nova releitura em grupo, com diferentes pontos de vista.
Peça que os grupos publiquem no blog mais uma vez.
Após a publicação, peça que cada um analize sua releitura individual e a compare com a releitura do grupo, ressaltando as diferenças.

Essa é uma sugestão do uso do Blog. Logo teremos outras.
Lembre-se: Para a publicação de audio e vídeo, publique primeiro no YouTube e coloque no blog o "embed". (Com certeza seus alunos não terão dificuldade!)
Ah, lembre-se de aproveitar essas oportunidades na sala de informática para aprender com eles também!

Se tiver dificuldades, deixe aqui um comentário que eu ficarei feliz em ajudá-lo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Free Hit Counter