terça-feira, 12 de maio de 2009

Desromance Soviético


Para aqueles que apreciam um bom livro de ficção, fica minha recomendação!

Criança 44
é um thriller policial do estreante Tom Rob Smith que retrata a realidade soviética pós Segunda Guerra Mundial, durante a implantação do comunismo. Em meio a miséria do povo e a lauta vida dos envolvidos na hierarquia do sistema, crianças são assassinadas por todo o território da URSS enquanto a polícia, preocupada em controlar os inimigos do governo, procura culpados ocasionais na tentativa de evitar que o alarde sobre um serial killer (coisa tipicamente ocidental) aflija a população, já que os crimes deveriam não mais existir afinal, no comunismo todos são iguais, não havendo a necessidade de roubos e assassinatos, que são produtos de uma sociedade capitalista enferma.
Acreditando no sistema, um detetive cheio de escrupulos procura realizar seu trabalho, investigando suspeitos de contra-revolução e acaba descobrindo a dolorosa realidade: não existem mais amigos, não existem laços familiares e não existem inocentes na URSS. Uma vez acusados, todos são culpados. Não importa o que as investigações apontem, todos acabam confessando e recebendo pena de morte.
Revoltado com a situação do país, ele parte em busca da redenção: achar o assassino e impedir a morte de mais crianças como forma de compensar as mortes causadas por ele mesmo.

Vale a pena notar a relação entre o personagem principal e a esposa. Como são formadas as relações de conveniência numa época em que a segurança é efêmera e o instinto de sobrevivência nos torna um pouco mais animalescos.

Leiam. Diversão garantida, ou seu dinheiro de volta!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Free Hit Counter